Voltando ao tema “BigTechs”, Redes, engenharia social e comportamental, entretenimento e adicção coletiva ….
O dominio técnico desses parametros é fato consumado.
Resta saber quantos de nós escaparemos das armadilhas que planejam a submissão químico-psíquica que já está escravizando nossa espécie humana de tantas possibilidades, mas de inacreditável vulnerabilidade.
Sao 4 os cavaleiros do Apocalipse Humano sob o domínio de Satã.
Um conjunto de 4 hormonios
ADRENALINA
também conhecida como epinefrina, é um hormônio que prepara o corpo para situações de emergência, como medo, excitação ou estresse. Ela é produzida nas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins, e liberada na corrente sanguínea.
A adrenalina atua em diversos órgãos e tecidos do corpo, desencadeando uma série de reações bioquímicas que preparam o organismo para enfrentar situações de emergência. Entre as suas principais funções estão:
Aumentar o nível de glicose e o ritmo cardíaco
Dilatar as pupilas, melhorando a visão
Fazer os pulmões trabalharem mais rápido
Maximizar o fluxo sanguíneo para os músculos voluntários nas pernas e nos braços
“Queimar” gordura contida nas células adiposas
A adrenalina também pode ser utilizada como medicamento em situações de urgência, com efeito antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco.
O nome “adrenalina” foi criado pelo bioquímico japonês Jokichi Takamine, que isolou o hormônio pela primeira vez.
ENDORFINA
neurotransmissor produzido pelo cérebro e pela glândula hipófise. É conhecida como o “hormônio da felicidade” porque promove uma sensação de bem-estar e felicidade, e tem vários efeitos benéficos para a saúde: Alivia a dor e as tensões musculares, Melhora o humor, Reduz o estresse, Fortalece o sistema imunológico, Contribui para a superação de vícios.
A endorfina é liberada pelo organismo durante a atividade física, principalmente em atividades aeróbicas. Praticar exercícios com regularidade garante uma produção contínua da substância
SEROTONINA
um neurotransmissor que atua em várias funções do organismo, como a regulação do humor, do sono, do apetite, da libido, da temperatura corporal, do ritmo cardíaco, da sensibilidade e das funções cognitivas. Também influencia nas habilidades motoras, no processo digestivo e no fluxo sanguíneo.
A serotonina é produzida por certos neurônios e é conhecida como “hormônio da satisfação e bem-estar”. Quando os níveis de serotonina estão adequados, a pessoa tem mais chances de estar bem-humorada, dormir bem, ter desejos de uma alimentação saudável e ter as funções cognitivas em ordem.
Quando a concentração de serotonina no organismo está baixa, pode causar mau humor, dificuldades para dormir, ansiedade ou depressão. Outros sintomas de baixa concentração de serotonina incluem:
Alteração do desejo sexual
Vontade de comer a toda a hora, especialmente doces
Dificuldade no aprendizado
Distúrbios de memória e de concentração
Irritabilidade
A prática de exercício físico aumenta a produção de serotonina no corpo.
DOPAMINA
Hormonio comandado pelo cérebro, que atua em várias funções do organismo, como:
Sensação de prazer e satisfação
Aumento da motivação
Controle dos movimentos
Memória e atenção
Saúde do intestino
Massa muscular
A dopamina é conhecida como um dos hormônios da felicidade e está relacionada ao sistema de recompensa do cérebro. Ela é liberada quando se atinge um objetivo ou se faz algo que o corpo considera prazeroso.
A dopamina é produzida a partir da tirosina, um aminoácido presente em alimentos como:
Leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja
Oleaginosas, como castanha, amendoim e nozes
Peixes
Carnes magras
Leite desnatado e derivados
Alterações nos níveis de dopamina podem estar relacionadas a doenças neurológicas e psiquiátricas, como esquizofrenia, depressão e psicose. Os sinais de desequilíbrio de dopamina podem ser físicos e psicológicos.
Não existe um teste laboratorial para avaliar os níveis de dopamina, mas é possível observar a atividade das áreas cerebrais que a produzem por meio de exames de neuroimagem.