O Multitarefa e a Especialização caricata

Sempre fui produtor de meus discos. Mesmo quando havia um “produtor in charge” nas gravadoras majors… Compositor, letrista, pianista.  Programador gráfico nas capas e encartes. Programador de teclados e beats. Consertador de órgão transistorizado, lubrificador de órgão Hammond. Trocador de cordas de piano Yamaha e de Clavinet Honner.  Afinador de piano de cauda. Restaurador de laca e de pinturas vinílicas.Técnico de manuteção, soldador de cabos de microfone – aprendi com o legendário Seu Joaquim , na Vice Versa, que me fez de auxiliar e me ensinou a fazer a solda redondinha e brilhante) . Arranjador de metais já no primeiro compacto simples, no Estudio Gazeta, sob produção do Otavinho “Pete Dunaway” Cardoso. Escritor de releases, desenhista de cartazes e lambe-lambes. Colador de Lambe-lambe nas ruas de São Paulo. Fabricador de piano falso de acrílico para ir cantar no Raul Gil e no Bolinha, quando eu odiava não ter piano pra tocar na TV.

E tantas cositas más… Ainda hoje me surpreendo com as opiniões e perguntinhas pertinentes : “Mas quem vai produzir o seu disco ?” “Ah… voce mesmo ? ah… entendi…produção caseira…” Antigamente vinham as sugestões, de Liminhas e Ronnie Fosters, de Malulys, Max Pierres e Mazollas , depois ficou assim:  “Não rola um Roy Cicala ? Um Jack Endino ? “Porque voce não chama o Kassin ? ”  “Marcus Preto ?” “Pupillo” ?  Tó Brandileone ?  … Pessoal, eu amo todos eles ! Os produtores são importantíssimos e foram muito respeitosos comigo, me ensinaram tantas coisas. Só que eu vou explicar uma detalhe que faz toda diferença. Nunca houve um produtor melhor para mim mesmo do que um tal de Guilher,e Arantes. E eu banquei ele, também, até ele aprender, porque é errando que se aprende… Mas ele tem uma vantagem :  é vitalício, e não me abandonou jamais, nem me abandonará. . Aprendí isto só agora. Fui gravar meus pianos de um trabalho novo. Jamais houve nada parecido. Uma humilhação total. Uma combinação de local, instrumento, de microfones e pré amplificadores sem nenhum termo de comparação em toda a minha vida. Quando eu puder revelar finalmente do que se trata, vai ser um assombro. Nunca um produtor conseguiria o que eu conseguí proporcionar para puro deleite do meu público , com muita luta e competência. Desta vez foi demais. Em breve se revelará.

E hoje eu olho pra trás, com tanta alegria de ter sido sempre assim, e de ainda hoje, e mais do que nunca , continuar a ser assim.

A Música é um sonho para quem quiser sonhar. Mas tem que querer, muito.

Cheers !