IA

Esse é o Sonho Dourado dos CEOs do Entretenimento.
Eu sempre soube que éramos secretamente odiados por eles, os poderosos, os “donos dos espaços de conteúdo”.
A destruição da “concorrencia humana” dos insuportáveis espíritos naturalmente talentosos, e a ascensão gloriosa das monstruosas criaturas artificiais produzidas pelas Corporações.
Não haveriam mais Da Vinci, nem Bach, nem Chopin, nem Michelangelo, Proust, Rimbaud , Debussy, Virginia Wolf, Lispector, Drummond ou Poe.
Que lindo !
Só algoritmos dominados em um mundo lindamente decorado em 50 tons de Cinza.
Um mundo finalmente pacificado em 5.000 holocaustos e 10.000 guerras simultâneas.
Que modernidade ridícula !
Deixa eu aqui no meu canto, morrendo de rir .
Sabem porque ?
Porque IA nenhuma replicará o nosso prazer em pegar um violão, sentar ao piano e tocar uma canção, uma orquestra tocando com sopros e arcos…
Dane-se IA . Pra mim é zero. Por mais sofisticada que seja, é “primária”…
Aliás, binária, não passa de um mero monte de zeros e uns.
O Mundo dos Resultados é uma farsa .
De verdade, é o mundo dos Propósitos !
Porque nao fazemos música por números.
Fazemos por amor .

https://www.ubc.org.br/publicacoes/noticia/22325/compositores-perderao-quase–3-bi-por-conta-da-ia-ate-2028-diz-estudo?fbclid=IwAR2ekRcPPOm3vrioCX5Seusy02WXfJWCRsj4u3qKt7xjt-Cl2Zib_4JmHWQ

 

Dai-me Paciencia

 

Dai-me paciência !

Em vários “posts” reflexivos em que questiono a relação do trabalho musical com o “sucesso” sempre me aparecem os comentários de que estou “pra baixo”, com “baixa auto-estima”, etc..
Isso é mesmo proposital para “darem uma cutucada”, e eu, respondendo, aumente a relevância desse comentário, fazendo com que a pessoa se destaque dos demais.
É uma técnica recorrente nas Redes.
Também são recorrentes os “conselhos” do que devo ou não fazer para “solucionar o problema”, visto que, como as reflexões têm conteúdo crítico sobre a realidade cultural, o Guilherme só pode ser um “problemático”, estar em depressão, etc. etc…
E mais : comentam que eu “estou decepcionando” com meu comportamento irreverente para com a realidade.
O “Grande Irmão” espera que eu seja uma alma pacificada ?
O fato de eu ser um inconformado, um inquieto, um questionador, visivelmente incomoda uma porção de pessoas que estão mais habituadas com as “platitudes positivistas” de um otimismo utilitário, senão totalitário, que é exibido normalmente nos perfís das Redes : Um mundo Perfeito.
Então existe o “cala a boca” sutilmente sugerido nos comentários de um grupinho seleto de “ases,sagazes,perspicazes e mordazes” que pensam que sabem o que seria melhor para mim.
Aqui é o meu espaço e eu faço o que eu quero.
Não tenho mais muita paciência com o “voce precisa fazer isso e aquilo”, “voce deveria ser assim ou assado”, então cansa ficar excluindo e bloqueando porque a humanidade está mesmo um saco. Todo mundo sabe o que é o melhor para os outros, e muita gente mete o bedelho na vida alheia se aproveitando do canal aberto nas telas e teclados comodistas do seu conforto particular…
Agradeço as palavras das pessoas que fazem seus comentários de coração, com pureza e carinho. Mas agradeço também (porém dispenso) os conselhos do paredão de fuzilamento daqueles que “querem o melhor para você”, e que então vêm com os dardos sutis da “crítica construtiva”…
Passei longo período desabilitado para as atividades normais, muitas vezes até de cama, com muita dor, então publiquei uma porção de textos e reflexões que aliviassem minha angústia e me conectassem com a comunidade que aprecia minha natureza pensante.
Agora, nesta retomada, estou bastante ocupado, vem aí um período de grande atividade de shows e de gravações, um novo ciclo de canções inacreditáveis de beleza e de surpresa para quem realmente é meu fã.
Aguardem !

Gravida em 1982

Tanta coisa feita com amor…
Durará para sempre .
Estava nascendo o Gabriel, meu segundo filho.
O som do (hoje raríssimo) Voyetra 8, incrível, me dá um “troço na garganta” quando eu escuto de novo…
Programado com carinho por mim mesmo, e pensar que essa raridade inacreditável está hoje inexpugnável, totalmente 100% operacional, manutenção feita em NY pelo chefe da fábrica da Voyetra, meu amigo pessoal…Pete Lanzilotta…
Fui um dos primeiros clientes da Voyetra, ainda com o dono Steve Bonanno, numa fabriqueta na Broadway, depois mudaram para Pelham e mais tarde para Yonkers …no inicio, (na época desse disco Ligação eu toquei “na mão” mesmo, com o teclado VPK5, meio “marciano” com joystick )…nem MIDI tinha, o MIDI protocol chegaria só no REV4 ,no ano seguinte, em 1984, por conta disso perdi o mês de julho de 1984 sem fazer nada na ilha de Manhattan … esperando ficar pronto…
Mas valeu a temporada em NY pois naquele “ócio” eu compus “Olhos Vermelhos” que abriria o disco de 85…
O meu Voyetra, um dos poucos exemplares no mundo, ( New Order, Depeche Mode, Duran Duran, Guilherme Arantes, Eurythmics, Suzanne Ciani, Stevie Wonder e alguns outros privilegiados ) vale uma fortuna hoje.
Ali não tinha mentira, analogicaço, amor de um tempo que o digital nem mais se lembra.

Chorei agora.
Pelo privilégio que é viver sem mentiras.

Meteoros

Tenho orgulho do tanto que fiz com amor…

E que o mundo sutilmente, suavemente,  carinhosamente obscureceu por preferir outras pérolas promovidas pelo marketing… não faz mal .

Nem todos os poemas dos Drummonds do mundo são “E agora?, José ? “, e nem “No meio do Caminho tinha uma Pedra” …

Nem todos os dias são de Eclipse Total .

Nem de Reveillon.

Nem de goleada na Copa do Mundo.

Nem todas as nossas pizzas são de Mussarela ou Calabresa, preferencias óbvias e absolutas do mundo no nosso cardápio de vida…

Nem todas as nossas canções são hits.

Todas as pedras da nossa pirâmide são igualmente importantes.

Algumas Pedras no Meio do Caminho viverão misteriosamente lá no interior obscuro e escondido no corpo e na base da Pirâmide.

E a nossa Pirâmide se erguerá e durará milênios por causa delas.

Se o meu caminho já estava (bem)  traçado em independência criativa, para vôos peculiares e extremamente pessoais, uma antecipação do que sou hoje. Eu não sou saudade de um passado glorioso. Eu estava lá, nesse video, como estou aqui nas viagens do meu presente… Adorei fazer minha trip concebendo meus proprios videos, minha primeira edição, ainda em textura de Hi8 com minha Canon L2…